"Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios". Sl 90.12 - blog do[CUNHA] - "A relação com Deus não tem nada a ver com ritual, mérito ou demérito. É exclusivamente baseada na gratuidade do amor de Deus." - blog do[CUNHA] - "A nudez física é um quadro de uma consciência nua ou culpada" Myer Pearlman - blog do[CUNHA]- "Abraão, vosso pai, alegrou-se por ver o meu dia, viu-o e regozijou-se" Jo 8.56 - blog do[CUNHA]- Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos" Jo 8.31 - blog do[CUNHA]- "Se você parar de aprender, logo esquecerá o que sabe". Pv. 19.27 - NTLH - blog do[CUNHA]- "Deus não nos tem dado espírito de medo, mas de CORAGEM, de AMOR e de MODERAÇÃO." 2 Timóteo 1:7 - blog do[CUNHA]- "Nós vemos a cruz, e cremos na ressurreição, nós vemos morte e cremos na vida eterna, nós trilhamos sofrimento e separação, mas cremos na eterna alegria e comunhão". D. Bonhoeffer - blog do[CUNHA]- "A nova cruz diz: Venha e receba! A velha Cruz diz: Venha e dê!" - blog do[CUNHA] - O Evangelho é testemunho do poder de Deus que fala de si mesmo; e que não precisa de propaganda...- blog do[CUNHA]- É impossível que se viva de histórias sem que não se caia nas estórias!...Quando Deus faz, todos vêem! - blog do[CUNHA]- "Compra a verdade e não a vendas; compra a sabedoria, a instrução e o entendimento". Pv 23.23

quinta-feira, junho 14, 2007

Antes da chamada, Samuel não conhecia imediatamente ao Senhor!!! I Samuel 3:8

O capítulo 3 de I Samuel traz-nos a exibição da realidade que o povo de Israel passava e da maneira em que Deus vocaciona um moço chamando-o para profeta। Diz-nos a Bíblia que o jovem Samuel servia ao Senhor e naqueles dias a palavra do Senhor era mui rara e as visões não frequentes.
A revelação bíblica nos surpreende ao afirmar que Samuel ainda não conhecia ao Senhor, e ainda não tinha sido manifestada a sua palavra, ou seja, não possuía um conhecimento íntimo e pessoal que lhe permitisse reconhecer imediatamente a sua voz.
Repentiamente o Senhor chama a Samuel e lhe revela a sua palavra. Note que o jovem que atuava sob as ordens do sacerdote torna-se o herdeiro da sua autoridade e passa a ser profeta para todo o povo. Ao compartilhar o chamado que ouvira com o profeta Eli, entendeu o profeta que era Deus que o chamava, e então, falou ao jovem que respondesse ao Senhor: Se alguém te chamar, dirás: Fala,Senhor, porque o teu servo ouve.
Sabe, nós jovens devemos compreender que há um tempo para Deus manifetar-se mais abundantemente na nossa vida, veja que Samuel já servia ao Senhor no templo, desempenhava todas as suas funções, mais ainda não tinha intimidade com Deus, não desfrutava de uma comunhão profunda com Ele. Mais interessante ainda é notar o momento em que Deus traz o seu chamado para ele, ou seja especifica a sua missão, a partir daí as coisas mudam, Samuel é revestido de autoridade.
Nossa oração é para que Deus fortaleça aos jovens, que permaneçamos fiéis buscando o melhor de Deus, pois certamente o melhor Ele tem para nós! Portanto, que tenhamos os ouvidos afinados para ouvirmos o Seu chamamento!
Jovens que ouvem a voz de Deus e prontamente dizem: Eis-me aqui Senhor!

domingo, junho 10, 2007

A Importância da Palavra de Deus

Nos dias hodiernos, mais do que nunca, torna-se imprescindível ao cristão o conhecimento genuíno e racional da palavra de Deus. O Apóstolo Pedro nos aconselha a estarmos sempre preparados para respondermos com mansidão e temor a qualquer que nos pedir a razão da esperança que há em nós (1Pe। 3.15). Note que a palavra razão denota a faculdade de compreender as escrituras de maneira a distinguir o verdadeiro do falso, o bem do mal, etc., ou seja, o conhecimento da Palavra de Deus torna-nos sensatos.
Sabemos que o mundo está no maligno, mas nós somos de Deus, e como o profeta Oséias declara, devemos conhecer a Deus e prosseguir conhecendo-o, pois Seu caminho é perfeito, a Palavra do Senhor é provada, é um escudo para todos que nele confiam (Sl। 18.30). Agora, deve fazer parte da nossa vida, a busca contínua pelo saber, o sábio Salomão escreve que o coração daquele que é sábio instrui a sua boca e acrescenta doutrina aos seus lábios (Pv. 16.23). Tenhamos cuidado também com o relativismo moral; a Palavra lida com valores absolutos e inegociáveis: o que é pecado é sempre pecado.
A fonte da inspiração divina, a Bíblia Sagrada, é formada por preceitos que nos levam a abandonar o pecado e conduz-nos ao crescimento na fé, conhecimento de quão grandioso é o nosso Deus e digno de adoração e reverência. Portanto, que tenhamos consciência de receber a Palavra de Deus, guardá-la no coração (Sl. 119.11, Pv. 7.1), e praticá-la. Pois, quando o nosso coração ferve com palavras boas, com naturalidade há uma demonstração da vida de Deus em nós.